Kit Segurança do Trabalho

Abril Verde

O Movimento Abril Verde, uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro.


A mobilização se faz necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador.


Essa iniciativa quer trazer saúde e a prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia.


O Brasil é o 4° país com mais acidentes de trabalho no

mundo e a Construção Civil está entre os 5 principais

responsáveis por esse número.

Preencha os seus dados e receba o kit


Para te ajudar a reverter esse quadro, separamos dois materiais com as principais normas de segurança do trabalho na Construção Civil.

Transporte manual de materiais


O transporte manual de materiais abrange diversas atividades na Construção Civil, que vão desde carregamentos de sacos de cimento ao transporte de tijolos.

Trabalho em altura


Qualquer atividade na Construção Civil exige cuidados com a segurança dos trabalhadores. Contudo, os trabalhos em altura exigem atenção redobrada.

Diálogos Diários de Segurança


O DDS ou Diálogo Diário de Segurança é uma prática de segurança realizada diariamente antes do início das atividades em qualquer tipo de indústria.

Uso de Equipamento de Proteção Individual - EPI


Há muitos perigos potenciais em um canteiro de obras e o EPI é essencial para a segurança preventiva dos trabalhadores. O objetivo é minimizar a exposição deles a riscos, como lesões e doenças.

Inclusos neste kit estão os seguintes materiais:

Manual de Segurança do Trabalho na Construção Civil

Aqui, você encontrará dicas sobre transporte manual de materiais, trabalhos em altura, escavação de valas, uso da serra circular em bancada, uso de equipamentos de proteção individual, e diálogos diários de segurança.

Guia Orientativo de Segurança no Trabalho

A NR18 estabelece diretrizes de administração, planejamento e organização, com o objetivo de instaurar medidas e processos preventivos de segurança. Ela diz quais são os procedimentos, equipamentos e atitudes a serem observadas para cada uma das atividades que se desenvolvem no canteiro de obras.